sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Sistema Reprodutor Feminino

A estrutura externa do Sistema Reprodutor Feminino (SRF) é denominada pudendo feminino (vulva), sendo composto pelos grandes e pequenos lábios ( protegem a abertura da vagina e da uretra)  , pelo clitóris (formado por tecido esponjoso erétil), pelo meato uretral (por onde a urina é eliminada) e pela abertura do canal vaginal.
Internamente, o SRF é composto:
  • pelo canal vaginal: órgão fibromuscular 
  • útero: órgão muscular, onde ocorre a nidação e que abriga o embrião durante a gestação; Internamente, o útero é revestido pelo endométrio, tecido bastante vascularizado, que é produzido e eliminado ao longo do ciclo menstrual.
  • tubas uterinas: dois ductos que permitem a comunicação entre o útero e os ovários. A tuba uterina"coleta" o ovócito II expelido na ovulação e o conduz até o útero. Geralmente é na tuba uterina que ocorre a fecundação. Antigamente eram conhecidas como trompas de Falópio.
  • ovários (gônadas): produzem hormônios sexuais femininos (estrógeno e progesterona) e também os ovócitos II ( que, caso ocorra a fecundação, terminarão a meiose II e se tornam-se óvulos)
 O ciclo menstrual é controlado basicamente por quatro hormônios, sendo dois produzidos pela hipófise (FSH e LH) e dois produzidos nos ovários (estrógeno e progesterona).
  • Inicio do ciclo: ocorre a diminuição do nível de progesterona o que provoca a descamação do endométrio, conhecida como menstruação. 
  • Fase de crescimento: a hipófise secreta FSH que irá atuar nos ovários, estimulando a continuação da gametogênese, ou crescimento do folículo ovariano. A medida que o folículo 'cresce', ele começa a produzir estrógeno que promove o crescimento do endométrio.
  •  Ovulação: o aumento da concentração de LH provoca a ovulação, processo em que ocorre o rompimento do folículo ovariano e o ovócito II é 'expelido'.
  • Fase de secreção: o folículo rompido, que ficou no ovário, recebe o nome de corpo lúteo (ou amarelo) inicia a produção de progesterona que atua na vascularização do endométrio e também no seu espessamento. Se não houver fecundação, o corpo lúteo ira degenerar ao longo do ciclo, transformando em corpo albicans, e deixa de produzir progesterona. A queda da concentração de progesterona promove a descamação do endométrio e o inicio de um novo ciclo.
Caso haja fecundação, o embrião (no inicio) e a placenta (posteriormente) irá produzir o HCG, que tem como função impedir a degradação do corpo lúteo, mantendo assim a concentração de progesterona. A partir do terceiro mês, a placenta será a única responsável pela produção de estrógeno e progesterona. É por isso que nos testes de gravidez, o (+) para HCG significa que a mulher está grávida - este hormônio só está presente quando há um embrião ou placenta produzindo!

Importante:
FSH - hormônio folículo estimulante
LH - hormônio luteinizante
HCG - gonadotrofina coriônica humana 
Sistema Reprodutor Feminino - estrutura interna e externa

Ciclo Menstrual - esquema do controle hormonal

Nenhum comentário:

Postar um comentário