segunda-feira, 1 de julho de 2013

Membrana Plasmática

Vamos revisar, de maneira bem objetiva, a constituição e a função desta estrutura celular.
  1. Membrana Plasmática: é o envoltório celular, de constituição lipoproteica (fosfolipídios + proteínas), que 'controla' a entrada e saída de substâncias (semipermeável ou permeabilidade seletiva). A membrana plasmática apresenta-se na forma de mosaico fluido, ou seja, os lipídios estão organizados em duas camadas (em virtude das regiões hidrofílicas e hidrofóbicas) onde estão imersas as proteínas, sendo que este conjunto não tem forma fixa, está em movimento. Outra substância presente na membrana plasmática é o colesterol.
 
 
Como vimos, a Membrana Plasmática permite o fluxo de substâncias do meio intra para o meio extra celular (e vice-versa), sendo que este transporte pode ser ATIVO, quando envolve gasto de energia (ATP) ou passivo, quando não há gasto de energia.
Como exemplo de transporte passivo temos:
  • Difusão simples: quando o soluto passa de um meio hipertônico (+ concentrado) para o meio hipotônico (- concentrado), ou seja, a favor do gradiente de concentração.
  •  Difusão facilitada: diferencia-se da difusão simples pelo fato do soluto não conseguir atravessar através da camada lipídica e portanto, precisa, ser auxiliado pelas proteínas.
  • Osmose: neste caso, 'quem' atravessa a membrana é o solvente, indo do meio que tem menor concentração de soluto para o meio que tem maior concentração (a água sempre vai atrás do sal).
Como exemplo de transporte ativo, temos:
  •  Bomba de sódio e de potássio: nesse caso, o soluto passa do meio hipotônico para o meio hipertônico (contra o gradiente de concentração) e por isso há gasto de energia.
Outro exemplo de transporte através da membrana, com gasto de energia, é a endocitose (entrada de substâncias), onde a célula engloba partículas sólidas (fagocitose) ou líquidas (pinocitose). Essas partículas podem ser utilizadas na alimentação, sendo que os resíduos digestivos serão eliminados por exocitose (saída de substâncias), processo também conhecido como clasmocitose.

Externamente a membrana plasmática podemos encontrar:
  • em células animais, o glicocálice  - constituído de glicídios associados à proteínas e lipídios; dentre suas funções podemos citar a proteção e adesão entre células vizinhas.
  • em células vegetais, a parede celular - constituída basicamente de celulose; esta estrutura confere resistência, forma e proteção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário