sábado, 18 de maio de 2013

ENEM 2013

Já está se preparando para o ENEM?
Abaixo está disponível a Matriz de Referências das Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e também os conteúdos de Biologia relacionados à mesma. 
Como matriz de referência entende-se aquilo que espera-se que você consiga desenvolver a partir dos conhecimentos/conteúdos de cada disciplina/área de conhecimento.
Para ter acesso às demais áreas, acesse: Edital ENEM 2013


Matriz de Referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias


Competência de área 1 – Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade.
H1– Reconhecer características ou propriedades de fenômenos ondulatórios ou oscilatórios, relacionando-os a seus usos em diferentes contextos.
H2    Associar a solução de problemas de comunicação, transporte, saúde ou outro  com o correspondente desenvolvimento científico e tecnológico.
H3    Confrontar interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas.
H4    Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade.

Competência de área 2    Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos.
H5 – Dimensionar circuitos ou dispositivos elétricos de uso cotidiano.
H6    Relacionar informações para compreender manuais de instalação ou utilização de aparelhos, ou sistemas tecnológicos de uso comum.
H7    Selecionar testes de controle, parâmetros ou critérios para a comparação de materiais e produtos, tendo em vista a defesa do consumidor, a saúde do trabalhador ou a qualidade de vida.

Competência de área 3 –  Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos.
H8    Identificar etapas em processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem de recursos naturais, energéticos ou matérias-primas, considerando processos biológicos, químicos ou físicos neles envolvidos.
H9 –  Compreender a importância dos ciclos biogeoquímicos ou do fluxo de energia para a vida, ou da ação de agentes ou fenômenos que podem causar alterações nesses processos.
H10 –  Analisar perturbações ambientais, identificando fontes, transporte e/ou destino dos poluentes ou prevendo efeitos em sistemas naturais, produtivos ou sociais.
H11 – Reconhecer benefícios, limitações e aspectos éticos da biotecnologia, considerando estruturas e processos biológicos envolvidos em produtos biotecnológicos.
H12    Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios.

Competência de área 4 – Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais.
H13 –  Reconhecer mecanismos de transmissão da vida, prevendo ou explicando a manifestação de características dos seres vivos.
H14    Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre outros.
H15    Interpretar modelos e experimentos para explicar fenômenos ou processos biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas biológicos.
H16    Compreender o papel da evolução na produção  de padrões  e  processos biológicos ou na organização taxonômica dos seres vivos.

Competência de área 5    Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos.
H17    Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.
H18    Relacionar propriedades físicas, químicas ou biológicas de produtos, sistemas ou procedimentos tecnológicos às finalidades a que se destinam.
H19    Avaliar métodos, processos ou procedimentos das ciências naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, econômica ou ambiental.

Para ter acesso ao restante do conteúdo clique no link "Mais informações" abaixo:


Competência de área 6    Apropriar-se de conhecimentos da física para, em situações-problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.
H20 –  Caracterizar causas ou efeitos dos movimentos de partículas, substâncias, objetos ou corpos celestes.
H21    Utilizar leis físicas e/ou químicas para interpretar processos naturais ou tecnológicos inseridos no contexto da termodinâmica e/ou do eletromagnetismo.
H22    Compreender fenômenos decorrentes da interação entre a radiação e a matéria em suas manifestações em processos naturais ou tecnológicos, ou em suas implicações  biológicas,  sociais, econômicas ou ambientais.
H23    Avaliar possibilidades de geração, uso ou transformação de energia em ambientes específicos, considerando implicações éticas, ambientais, sociais e/ou econômicas.

Competência de área 7    Apropriar-se de conhecimentos da química para, em situações-problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.
H24    Utilizar códigos e nomenclatura da química para caracterizar materiais, substâncias ou transformações químicas.
H25    Caracterizar materiais ou substâncias, identificando etapas, rendimentos ou implicações biológicas, sociais, econômicas ou ambientais de sua obtenção ou produção.
H26    Avaliar implicações sociais, ambientais e/ou econômicas na produção ou no consumo de recursos energéticos ou minerais, identificando transformações químicas ou de energia envolvidas nesses processos.
H27    Avaliar propostas de intervenção no meio ambiente aplicando conhecimentos químicos, observando riscos ou benefícios.

Competência de área 8    Apropriar-se de conhecimentos da biologia para, em situações-problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.
H28    Associar características adaptativas dos organismos com seu modo de vida ou com seus limites de distribuição em diferentes ambientes, em especial em ambientes brasileiros.
H29 –  Interpretar experimentos ou técnicas que utilizam seres vivos, analisando  implicações para o ambiente, a saúde, a produção de alimentos, matérias-primas ou produtos industriais.
H30    Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e à implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente.


Conteúdos de Biologia relacionados à Matriz de Referência

Moléculas, células e tecidos

  • Estrutura e fisiologia celular: membrana, citoplasma e núcleo.
  • Divisão celular.
  • Aspectos bioquímicos das estruturas celulares.
  • Aspectos gerais do metabolismo celular.
  • Metabolismo energético: fotossíntese e respiração.
  • Codificação da informação genética.
  • Síntese proteica.
  • Diferenciação celular.
  • Principais tecidos animais e vegetais.
  • Origem e evolução das células.
  • Noções sobre células-tronco, clonagem e tecnologia do DNA recombinante.
  • Aplicações de biotecnologia na produção de alimentos, fármacos e componentes biológicos.
  • Aplicações de tecnologias relacionadas ao DNA a investigações científicas, determinação da paternidade, investigação criminal e identificação de indivíduos.
  • Aspectos éticos relacionados ao desenvolvimento biotecnológico. Biotecnologia e sustentabilidade.

Hereditariedade e diversidade da vida

  • Princípios básicos que regem a transmissão de características hereditárias. Concepções pré-mendelianas sobre a hereditariedade.
  • Aspectos genéticos do funcionamento do corpo humano.
  • Antígenos e anticorpos.
  • Grupos sanguíneos, transplantes e doenças autoimunes.
  • Neoplasias e a influência de fatores ambientais.
  • Mutações gênicas e cromossômicas.
  • Aconselhamento genético.
  • Fundamentos genéticos da evolução.
  • Aspectos genéticos da formação e manutenção da diversidade biológica.

Identidade dos seres vivos

  • Níveis de organização dos seres vivos.
  • Vírus, procariontes e eucariontes.
  • Autótrofos e heterótrofos.
  • Seres unicelulares e pluricelulares.
  • Sistemática e as grandes linhas da evolução dos seres vivos.
  • Tipos de ciclo de vida.
  • Evolução e padrões anatômicos e fisiológicos observados nos seres vivos. 
  • Funções vitais dos seres vivos e sua relação com a adaptação desses organismos a diferentes ambientes.
  • Embriologia, anatomia e fisiologia humana.
  • Evolução humana.
  • Biotecnologia e sistemática.

Ecologia e ciências ambientais

  • Ecossistemas.
  • Fatores bióticos e abióticos.
  • Habitat e nicho ecológico.
  • A comunidade biológica: teia alimentar, sucessão e comunidade clímax. Dinâmica de populações.
  • Interações entre os seres vivos.
  • Ciclos biogeoquímicos.
  • Fluxo de energia no ecossistema.
  • Biogeografia.
  • Biomas brasileiros.
  • Exploração e uso de recursos naturais.
  • Problemas ambientais: mudanças climáticas, efeito estufa; desmatamento; erosão; poluição da água, do solo e do ar.
  • Conservação e recuperação de ecossistemas.
  • Conservação da biodiversidade.
  • Tecnologias ambientais.
  • Noções de saneamento básico.
  • Noções de legislação ambiental: água, florestas, unidades de conservação; biodiversidade.

Origem e evolução da vida

  • A biologia como ciência: história, métodos, técnicas e experimentação. Hipóteses sobre a origem do Universo, da Terra e dos  seres vivos.
  • Teorias de evolução.
  • Explicações pré-darwinistas para a modificação das espécies.
  • A teoria evolutiva de Charles Darwin.
  • Teoria sintética da evolução.
  • Seleção artificial e seu impacto sobre ambientes naturais e sobre populações humanas.

Qualidade de vida das populações humanas

  • Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano.
  • Indicadores sociais, ambientais e econômicos.
  • Índice de desenvolvimento humano.
  • Principais doenças que afetam a população brasileira: caracterização, prevenção e profilaxia.
  • Noções de primeiros socorros.
  • Doenças sexualmente transmissíveis.
  • Aspectos sociais da biologia: uso indevido de drogas; gravidez na adolescência; obesidade.
  • Violência e segurança pública.
  • Exercícios físicos e vida saudável.
  • Aspectos biológicos do desenvolvimento sustentável.
  • Legislação e cidadania.




 

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