Mas o que é mesmo um tecido biológico?
Considera-se como tecido biológico um grupo de células especializadas em determinada função, sendo que estas células apresentam entre si uma substância intercelular.
De acordo com o tipo de célula e de substância intercelular, os tecidos animais são classificados em quatro grupos principais: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.
Tecido Epitelial
Consituite-se de células justapostas (lado a lado), com pouca substância intercelular. É encontrando revestindo o corpo externamente e também as cavidades internas (como por exemplo dentro da boca, das narinas...)
Suas funções básicas são: proteção, absorção, percepção de sensações e secreção de substâncias, sendo por isso classificado em dois grupos: revestimento e glandular.
Tecido Epitelial de Revestimento
Esse tipo de tecido reveste o corpo e as cavidades, protegendo de atrito, invasão de microorganismos, evaporação e também atuando na absorção de substâncias, como nutrientes e gases respiratórios.
O tecido epitelial pode ser classificado de acordo com:
- número de camadas: simples (apenas uma camada de células) , estratificado (várias camadas de células) ou pseudoestratificado (tem apenas uma camada de célula, mas a posição dos núcleos dá a impressão de que são várias, por isso 'falso' estratificado)
- tipo de células: pavimentoso (achatadas), cúbico , prismático (também chamado de cilindrico ou colunar) e de transição (as células mudam de forma quando distendidas, esticadas);.
Para acessar o restante do resumo, clique em mais informações
![]() |
Tecido Epitelial Pseudoestratificado - Revestimento interno da traquéia |
Tecido Epitelial de Revestimento
As glândulas são formadas por tecido epitelial que se multiplicam e penetram no tecido conjuntivo que fica abaixo. Essas estruturas são responsáveis pela produção e secreção de substâncias. Podem ser classificadas em:
- Exócrinas: quando possuem um canal ou ducto que jogam a secreção para fora do corpo ou no interior das cavidades (salivares, sudoríparas...)
- Endócrinas: não possuem canal excretor, de modo que seu produto (hormônio) é lançado na corrente sanguínea.
- Mistas (anfícrinas, mesócrinas): lançam secreções na corrente sanguínea (hormônio) e também para fora do corpo ou interior de cavidades. Como exemplo temos o pâncreas, testículos e ovários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário